SAÚDE E PREVENÇÃO

Outubro Rosa - Diagnóstico precoce do câncer de mama







O objetivo do Outubro Rosa é disseminar informações sobre prevenção e tratamento

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, fatores da história reprodutiva e hormonal e fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.
A mamografia deve ser realizada de acordo com a indicação médica, por isso a importância de frequentar o ginecologista anualmente, mesmo na ausência de sintomas.
Fonte: Disponível em http://www.brasil.gov.br/saude. Acesso em 20.outubro.2016

laçosímbolo da luta contra  câncer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário